Juazeiro promove escuta da juventude do Sertão do São Francisco para o Plano Estadual de Juventude
Nesta sexta-feira (04), Juazeiro sediou uma importante escuta macrorregional para a atualização do Plano Estadual de Juventude.
O encontro, organizado pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e apoiado pela Secretaria da Mulher e Juventude de Juazeiro (SMJ), reuniu jovens de várias cidades do Sertão do São Francisco para debater e apresentar sugestões sobre políticas públicas direcionadas à juventude.
A presidente do Cejuve, Laís Santana, ressaltou a importância do encontro. “É muito positivo estarmos em um momento de revisão do nosso Plano Estadual e poder reunir aqui os jovens. E é ótimo contar com gestões comprometidas com essa pauta tão relevante.”
Kailany Ferreira, estudante de 16 anos do CEEP Norte Baiano em Juazeiro, comentou sobre a importância da escuta para o futuro dos jovens: “Acredito que é fundamental. Estamos tendo a oportunidade de falar e sermos ouvidos. Esperamos avanços na educação, no transporte e mais investimentos nas escolas.”
Nivaldo Millet, coordenador de Políticas para as Juventudes do Governo da Bahia, incentivou a maior participação dos jovens: “Que a juventude se envolva, aproveite essa chance e contribua para que tenhamos um plano estadual de juventude mais alinhado com a realidade da Bahia. Viva Juazeiro, viva o Velho Chico e viva a juventude!”
O evento também contou com apresentações culturais de artistas locais jovens, evidenciando o protagonismo juvenil na formulação das políticas públicas.
“Esse é um momento para a juventude se engajar. Aqui conseguimos reunir jovens de diferentes regiões, incluindo áreas rurais e quilombolas, para discutir a realidade de seus municípios e entender como participar para construir um plano de juventude que reflita nossa realidade e atenda, de fato, às necessidades da juventude de Juazeiro,” reforçou Kauan Barros, diretor de Juventude da SMJ.
A próxima escuta acontecerá em Pilão Arcado neste sábado (05), dando sequência ao processo participativo.