Ex-presidente Fernando Collor é preso em Maceió após decisão de Moraes
O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi preso nesta sexta-feira (25/4), às 4h, em Maceió (AL), pela Polícia Federal (PF). A detenção ocorreu após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, rejeitar recursos apresentados pela defesa de Collor contra a condenação a 8 anos e 10 meses de prisão, no âmbito da Operação Lava Jato, e determinar a prisão imediata.
A defesa de Collor informou, em comunicado, que a prisão ocorreu enquanto ele se dirigia para Brasília “para o cumprimento espontâneo da decisão do ministro Alexandre de Moraes”. “O ex-presidente Fernando Collor de Mello está atualmente custodiado na Superintendência da Polícia Federal em Maceió. Essas são as informações disponíveis até o momento”, informou a defesa.
A condenação, imposta em 2023, decorre de um processo relacionado à Lava Jato, nos quais Collor foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, envolvendo contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.
Com a rejeição dos embargos de declaração — recurso utilizado para esclarecer pontos da decisão anterior —, Moraes entendeu que não havia mais obstáculos jurídicos para o início do cumprimento da pena. Mesmo sem uma decisão final do plenário do STF, a ordem de prisão já está em vigor.