Valores esquecidos em bancos somam R$ 9,024 bilhões; saque segue disponível, afirma Fazenda.
Os dados mais recentes do Banco Central revelam que mais de 48 milhões de brasileiros, entre pessoas físicas e jurídicas, ainda não retiraram R$ 9,024 bilhões esquecidos no sistema financeiro. Inicialmente, o prazo para consulta e saque desses valores terminaria em abril, mas, segundo nota enviada ao Brasil 61 pelo Ministério da Fazenda, esse prazo ainda não se encerra.
Em setembro de 2024, o Congresso Nacional aprovou uma proposta que permite ao governo recolher os valores esquecidos em contas bancárias que não foram reclamados pelos titulares. A lei foi sancionada pelo presidente Lula no mesmo mês.
O período oficial para solicitar a devolução desses valores se encerrou em 16 de outubro. Com isso, os recursos deveriam ser transferidos para o Tesouro Nacional. No entanto, de acordo com o Portal G1, o Tesouro informou que a transferência ainda não ocorreu — etapa inicial do processo. Além disso, o órgão ainda não publicou o documento com os detalhes sobre os recursos esquecidos.
Ou seja, o prazo para saque não termina em abril, e os valores ainda podem ser retirados, já que o processo de recolhimento pelo governo, autorizado pelo Congresso, ainda está em andamento.
Segundo a Fazenda, a Lei nº 14.973/2024 determinou a publicação de um edital com as novas diretrizes para o saque. No entanto, esse edital ainda não foi divulgado.