Lula manifesta pesar pela morte do papa Francisco e decreta luto oficial de sete dias no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta segunda-feira (21), o falecimento do papa Francisco, aos 88 anos. Em comunicado oficial, Lula decretou luto de sete dias em todo o território nacional e ressaltou que o mundo perde uma voz marcada pelo respeito e pela empatia.
“O luto oficial é declarado em todo o País, pelo período de sete dias, a contar da data de publicação deste Decreto, como sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco, a quem serão prestadas as devidas honras fúnebres de Chefe de Estado”, diz o texto do decreto.
Na nota, Lula elogiou as virtudes do pontífice e manifestou solidariedade aos que sentem a dor dessa grande perda. Confira um trecho:
“A humanidade perde hoje uma voz marcada pelo respeito ao próximo e pelo acolhimento. O Papa Francisco praticou e disseminou, diariamente, os valores do amor, da solidariedade e da tolerância — pilares fundamentais da fé cristã.
Inspirado pela oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio dedicou sua vida a promover o amor onde havia ódio, a união onde reinava a discórdia e a compreensão de que todos somos iguais, compartilhando a mesma casa: o planeta Terra, que clama por cuidado urgente.”