Em março, Pernambuco apresentou redução nos homicídios e nos crimes contra mulheres.
Pernambuco encerrou o mês de março com uma redução de 6,1% no número de homicídios, em comparação com o mesmo período de 2024. Foram registradas 306 Mortes Violentas Intencionais (MVI) em março de 2025, contra 326 no ano anterior. A capital teve a maior queda proporcional, com uma redução de 31,3% nas ocorrências, seguida pela Região Metropolitana (-13,5%) e o Agreste (-1,4%).
Além da queda nos homicídios em geral, os crimes letais contra mulheres também diminuíram no mês: foram 18 casos, frente aos 23 registrados em março de 2024, representando um recuo de 21,7%. Esse tipo de crime vem caindo consecutivamente ao longo do ano, com reduções de 51,6% em janeiro, 22,7% em fevereiro e 21,7% em março. Os feminicídios também apresentaram uma redução significativa: 5 casos em março deste ano, comparados a 7 no mesmo mês do ano anterior — uma queda de 28,6%.
Os dados de Violência Contra a Mulher (VCM) também indicam avanços. Em março, o estado registrou uma retração de 3,4% nesse tipo de crime. A Zona da Mata liderou com a maior redução, de 11,2%, seguida pela capital (-8,6%), Região Metropolitana (-6,1%) e o Agreste (-3,3%). No acumulado do ano, os registros de violência doméstica vêm apresentando uma tendência de queda: -1,2% em janeiro, -1,2% em fevereiro e -3,4% em março.
Outro indicador relevante foi a redução nos casos de estupro, que caíram 14,1% em março em comparação ao mesmo mês do ano passado. “A diminuição dos homicídios, principalmente nas regiões mais populosas, demonstra que a estratégia de policiamento e inteligência tem surtido efeito. É um avanço significativo, mas seguimos empenhados em alcançar resultados ainda melhores”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.