BrasilGovernoPolítica

João Campos demite 21 servidores do Procon ligados ao Avante após o partido aderir à base de Raquel.

A Prefeitura do Recife exonerou 21 servidores comissionados do Procon municipal que haviam sido indicados pelo partido Avante. A sigla, comandada no estado pelo ex-deputado Sebastião Oliveira, passou a integrar o grupo político da governadora Raquel Lyra (PSD) em março.

 

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do município no último sábado (12), com datas retroativas a 26 de março e 1º de abril. Conforme apurado pelo Jornal do Commercio, os servidores já não estavam mais exercendo suas funções.

 

Na ocasião da mudança de aliança política, Sebastião Oliveira afirmou que entregaria os cargos à prefeitura e formalizou a decisão por meio de ofício. No Diário Oficial, as demissões foram registradas como feitas “a pedido”.

 

Entre os exonerados estão quatro gerentes, três gestores, um superintendente e outros servidores que ocupavam funções técnicas em diferentes setores do Procon.

 

A entrada oficial do Avante no governo estadual aconteceu em 24 de março, com a nomeação do ex-prefeito de Custódia, Manuca, como secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. A movimentação teve como meta fortalecer a base política visando as eleições de 2026.

 

No mesmo dia da posse de Manuca, Sebastião Oliveira anunciou que deixaria os cargos que o partido ocupava na gestão recifense.

 

Além disso, o Avante também passou a comandar a administração do arquipélago de Fernando de Noronha. O indicado foi Virgílio Oliveira, filho do deputado federal Waldemar Oliveira e sobrinho de Sebastião.

 

Virgílio ainda precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) antes de assumir oficialmente. O presidente da comissão, deputado Alberto Feitosa (PL), que faz oposição ao governo Raquel, já declarou que não pretende acelerar o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *