O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconhece a situação de emergência nos municípios de Petrolina e Jatobá devido à estiagem prolongada.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, declarou, nesta quinta-feira (27), a situação de emergência nas cidades pernambucanas de Jatobá e Petrolina, em decorrência da seca severa. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com o reconhecimento, as prefeituras das duas cidades podem agora solicitar apoio financeiro do Governo Federal para ações de defesa civil. Isso inclui a compra de cestas básicas, fornecimento de água potável, refeições para trabalhadores e voluntários, e distribuição de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitórios.
Atualmente, Pernambuco conta com 83 reconhecimentos de emergência, dos quais 79 são por seca e 4 por chuvas fortes. O MIDR continuará monitorando a situação e poderá destinar mais recursos conforme a evolução dos danos causados pela estiagem.