Esportes

FIEPE inaugura o Fórum Contínuo de Infraestrutura de Pernambuco.

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) dará início, no próximo dia 31 de março, ao Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco, em um evento que acontecerá às 10h30 na Casa da Indústria, no Recife. A proposta é fortalecer o desenvolvimento do estado, acompanhando de perto as principais obras de infraestrutura e buscando articular as ações para garantir que elas sejam realizadas de maneira eficiente. O Fórum será um espaço de diálogo contínuo sobre os projetos que moldam o futuro do estado.

Atualmente, cerca de 20 grandes obras estão mapeadas, representando investimentos que somam R$ 27,6 bilhões até 2032. Esses empreendimentos abrangem melhorias em rodovias, construção de novas infraestruturas, ferrovias e o desenvolvimento de equipamentos públicos e privados. O lançamento do Fórum será marcado pela presença de empresários e autoridades políticas, como os ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André de Paula (Pesca e Aquicultura), os senadores Fernando Dueire e Teresa Leitão, além da vice-governadora Priscila Krause e o presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.

A cerimônia também contará com a presença de Armando Monteiro Neto, ex-ministro e presidente emérito da CNI, um dos maiores especialistas do país em temas ligados à indústria e infraestrutura. O Fórum se propõe a atuar como um canal de integração entre o setor público, privado, especialistas e a sociedade civil, com o objetivo de propor e monitorar ações que melhorem a infraestrutura do estado, promovam geração de empregos e fortaleçam as cadeias produtivas.

De acordo com Bruno Veloso, presidente da FIEPE, “Este Fórum é um passo essencial para um futuro mais próspero e sustentável para Pernambuco, com a modernização da infraestrutura e a criação de um ambiente de negócios competitivo e resiliente”. Durante o evento, serão apresentados projetos de grande impacto, como a duplicação da BR-232, a implantação da Escola de Sargentos e a construção do Arco Metropolitano, além de iniciativas nas áreas energética, hídrica e digital.

O foco da abertura do Fórum será a Ferrovia Transnordestina, um dos maiores projetos de infraestrutura da região Nordeste. A FIEPE acompanha essa obra desde 2006 e, no evento, a pesquisadora do SENAI-PE, Fátima Brayner, fará uma apresentação sobre o projeto. O presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, também falará sobre o papel da empresa na gestão do trecho Salgueiro–Suape da Ferrovia, destacando a importância da articulação entre diferentes esferas de governo para o sucesso da obra.

Outro momento importante será a entrega de um manifesto que reúne a opinião de várias entidades empresariais e representantes da sociedade civil, pedindo urgência e eficiência na execução da Transnordestina em Pernambuco, especialmente no trecho sob responsabilidade da União. O Fórum, além de tratar da Transnordestina, também se dedicará a temas essenciais como a melhoria das estradas vicinais, a gestão sustentável dos recursos hídricos, a transição para fontes de energia renováveis e a atualização da infraestrutura digital do estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *